domingo, outubro 19, 2008

Duas epígrafes de Samuel Rawet


- Merda! Aqui não há uma explosão metafísica, sem uma outra, psicopatológica!
("O Terreno de uma polegada quadrada")

Um profundo desinteresse por tudo aquilo lhe veio da súbita noção das infinitas possibilidades da estupidez, e uma outra confusa, a de que podia continuar só. Aceitava o Mal.
("Sob um belo céu de Maio")



Neste exílio voluntário e tedioso em que me encontro, morando e trabalhando num famoso balneário petrolífero, aproveito o tempo livre para fazer o que parecia impossível em meio à complacente zorra carioca: escrever uma novela. Alguma coisa entre setenta poucas páginas e duas epígrafes colhidas durante a leitura sempre surpreendente de Samuel Rawet - um dos maiores escritores que esse país já teve, autor de títulos seminais como Os Sete Sonhos (1968) e O Terreno de Uma Polegada Quadrada (1969). Rawet morreu em Brasília, provavelmente louco e na miséria, completamente esquecido pelo público e pela crítica, em 1984.

Ainda não decidi se utilizarei ambos os trechos ou se escolherei apenas um. Aceito sugestões neste blog até o próximo post. Enquanto não termino minha primeira incursão pelos meandros da prosa poética, prossigo e recomendo a devoração dos contos, ensaios e peças teatrais deste grande escritor judeu polonês, outro entre tantos que tiveram a sina comumente reservada aos gênios dissidentes num país onde - como dizia Drummond - é proibido sonhar.

Para maiores informações sobre a vida e a obra de Rawet: www.estudosjudaicos.blogspot.com.

3 comentários:

Salga Canhotinha de Ouro disse...

alguém no Catete gosta de vc... rs Mas não abusa.

Carlos Doso disse...

Mete o Catete, Leo! Mas nao abusa o Buraco da Lacerda.
Me desculpe, mas ainda estou sob a influencia do me Abaixo contra as coisas uteis e instrutivas. Jazz my Azz!
O ar-pesado-de-sulfeto dessa esquina estah te intoxicando. I-SO-LA-TION!
Corra!!!

O q vc pode me passar por email do Rawet?

Leonardo Martinelli disse...

Ô Carlota, veja: o link que eu dou no post é muito bom e confiável. O resto é google, nosso Deus onipresente, onisciente e evanescente... Abraços!