domingo, outubro 05, 2008

Existe morte após a morte?


A pergunta, aparentemente insana, me ocorreu enquanto assistia a um desses documentários de tv a cabo, no qual um distinto cientista revelava sua experiência pessoal no limiar da vida. Como atestam tantos depoimentos similares, parece que existe mesmo um túnel de luz, uma espécie de passagem cósmica, onde moribundos terminais são intimados a decidir se querem retornar aos seus respectivos corpos ou entrar de vez no mundo espiritual.
Quem volta nunca mais vê a vida do mesmo jeito. Em geral reconhecem o ocorrido como um sinal milagroso da existência de Deus: a voz austera e serena que dizem ter escutado seria Dele, ou de alguém de Sua confiança - um santo, um anjo talvez. Dali em diante, o sobrevivente fica tão agradecido pela segunda chance que passa a colaborar com estudiosos do assunto: médiuns, parapsicólogos, publicitários do além e da tese reencarnatória...

Tudo isso já virou clichê. Pensando em renovar o debate, comecei a buscar uma pegunta realmente nova. Pela lógica do argumento espírita, a morte não passa de uma passagem: o único estado possível seria a vida, eternamente mutável e desdobrada. Mas se a morte é um instante entre duas formas de vida, então existem diversas e variadas mortes no caminho de qualquer vivente. Como a distância entre dois pontos pode ser considerada infinita, a morte é infinitamente pontuada ao longo dos caminhos espirituais. Portanto, ultrapassa a idéia de mera passagem: não apenas demarcando as fases do processo vital evolutivo, mas sobretudo afirmando que algo de insondável e duradouro permeia o que insistimos em dividir em três termos - princípio, meio e fim.

Sim, existe morte após a morte. Que o "não" tenha vencido a enquete, acho normal...

Enfim, agradeço aos votantes e me despeço por hoje. Preciso cuidar de renascer uma vez mais. Aliás, como qualquer pessoa viva ou morta.

Um comentário:

Carlos Doso disse...

Bem, depois de ter assistido e amado 'Joy Divison: Under Review' e deparado com esse pequeno ensaio sobre a morte, eu tinha q fazer um comentario: Do Nada viemos, para o Nada vamos.
Sim, existe morte apos a morte.
Se existe reencarnacao, muito pouco podemos gozar de uma possivel vida da qual nao lembramos absolutamente nada. Alguns tem uma experiencia q margeia a fantasia, e mesmo assim sao de fatos isolados e nao de toda a experiencia dessa vida passada.
Quando falamos 'Descance em Paz', nao tenho a menor duvida disso. Eh Paz Eterna, Eh O Nada.
Portanto, meus queridos: Viva a Vida!... e ao New Order, too!